TGI


Projeto Acadêmico apresentado junto com a Monografia e Projeto Editorial da revista
a banca examinadaroa para obtenção do grau de Bacherel em Desenho Industrial na
Universidade São Judas Tadeu, 2008
Grupo de trabalho: Luiz Alves Neto, Juliana Marina e Emilia do Carmo.



MISSÃO DA REVISTA VERTE

Divulgar e informar locais dentro da cidade e estado de São Paulo para a prática do Turismo Escolar, destacando locais públicos, informações e serviços que isentam custos ou os deixam mais acessíveis, servindo de apoio aos professores da rede pública de Ensino.  

Em complemento, informar eventos locais, atividades que poderão ser desenvolvidas em sala de aula antes e após a excursão, questões de segurança com alunos, como prepará-los e o que devem levar na excursão, entrevistas e planejamento.

Público-Alvo

A revista é destinada aos professores da rede pública, 1ª a 5ª série do Ensino Fundamental, Anos Iniciais. Os estudantes serão os beneficiados pelo serviço, os usuários.

A faixa escolar dos estudantes justifica-se pela questão comportamental e cognitiva: grau de repertório adquirido; facilidade de entendimento; responsabilidade sobre si próprias e obedecem melhor às regras. Fase das descobertas: a criança está formando opinião sobre o meio que a cerca. Uma fase boa para iniciar e testar a prática do Turismo Educacional, acostumando os estudantes. Futuramente, se esta prática se adaptar bem a esta faixa escolar, poderá se expandir para as demais, dando-se continuidade.

NOME DA REVISTA - VERTE

A revista se chamará verte, sigla de Valores na Educação Relacionados ao Turismo Escolar.
Deriva-se do verbo Verter no sentido de sair, difundir e traduzir: sair da rotina escolar, difundir o conhecimento e traduzir a realidade para si; do s.f. Vertente (Fig.), tendência, grupo unido por uma idéia ou proposta comum: a interdisciplinaridade; e o verbo Ver (ver-te), no sentido de enxergar, avistar sobre uma nova visão.

LINHA EDITORIAL

Além dos roteiros, locais e eventos para a prática do Turismo Educacional, a revista verte terá entrevista com profissionais da área de pedagogia, psicologia da criança ou turismo, narrando sua experiência profissional, opinião de como melhorar a Educação, como a aula pode ser mais interessante e atrair a atenção do aluno, mudando sua conduta em sala de aula.

PROJETO EDITORIAL

A revista Verte terá uma linguagem com um toque leve e clean, transmitindo a seriedade da Educação com um toque colorido e alegre, remetendo ao universo infantil e ao lazer que o Turismo proporciona. Poderão ser utilizados boxes, ilustrações, infográficos (mapas, gráficos e tabelas), para uma melhor compreensão do assunto quando necessário. Os fundos de páginas coloridos ou com desenhos também serão permitidos, porém moderadamente e quando necessários. Eles não devem se destacar mais que as fotografias dos locais. As fotografias dos locais devem se destacar mais do que qualquer outro elemento na página.  

Ordem das páginas
Editorial e expediente;
Índice e/ou sumário;
Mural;
Sala dos Professores;
Comportamento;
Verte Entrevista;
Amigo Professor;
Ciências e Tecnologia;
Arte e História;
Capa ou Especial;
Cultura e Entretenimento;
Ciências Naturais e Geografia;
Organizar;
Fique Atento;
Oficina.

Tipografia, Estilo e Corpo

Arial
Títulos; Subtítulos; Legendas; Trechos em destaque; Nome da seção/ retranca; Expediente
Calisto MT
Textos corridos e extensos
Especificações técnicas

Segmento: Periódico/ revista impressa da área de Turismo, Educação, Turismo Educacional.
Sazonalidade: Bimestral
Título: verte – Valores na Educação Relacionados ao Turismo Escolar
Formato: 28 x 21 cm
Tamanho aberto: 28 x 42 cm
Tamanho fechado: 28 x 21 cm
Papel para a capa: couchê revestido ambos os lados, brilhante. Bobina de 660 x 096 mm,

Papel para o miolo: couchê revestido ambos os lados, brilhante. Bobina de 660 x 096 mm,
Sistema de cores da capa: 4 x 4
Sistema de cores miolo: 4 x 4
Processo de impressão: Off/set
Acabamento: Lombada canoa, grampeada (grampo a cavalo).
Páginas: 52 páginas (48 + capas)
Tiragem: 200 a 300 mil exemplares
 

Grid


O grid foi dividido em 12 quadrantes.em folha única, se for dupla 24 quadrantes.
Na diagramação deve se deixar no mínimo e máximo de espaços em branco em relação aos quadrantes.

Em página de folha única:
1/12    2/12    3/12    4/12
Em páginas duplas.
1/24    2/24    3/24    4/24

A mancha gráfica possui 3 colunas, sendo que os textos devem ficar dispostos preferencialmente nas duas colunas no interior da página, deixando a coluna do lado externo livre para imagens, (fotos e ilustrações.

No caso de fotos, elas deverão ser pequenas do tamanho da coluna. Se a foto for horizontal deve ser sangrada. Se vertical não sangrar. Pode também ocupar a coluna inteira sangrada. Neste caso, pode ocupar uma ou duas colunas. Nas fotos pequenas dar preferência aos quadrantes inferiores.
Em três colunas, trabalhando sempre a primeira ou a última com um espaço em branco, visando um descanso para leitura e um toque clean a revista, destacando as imagens.

Algumas Páginas da revista: